Fundamentos sobre a temática indígena
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Antecedentes e surgimento da antropologia enquanto ciência. Fundamentação histórico-antropológica indígena e suas abordagens teóricas. As correntes teóricas clássicas da antropologia. Darwinismo Social. Etnologia indígena. Aspectos da cultura indígena.
Atividade Prática de Intervenção em Ambiente Educativo
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Discussão teórica e metodológica a respeito de propostas de intervenções didáticas. Atividade prática em espaço educativo que contemple os estudos em Gênero e Diversidade.
Questões sobre história, mulheres e gênero
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Análise e reflexão a respeito da produção do conhecimento histórico e o lugar reservado às mulheres nesta produção. Revisão histográfica a respeito das história das mulheres e das mulheres na história. Problematizar as questões de gênero e seus embates políticos na contemporaneidade.
Tópicos de cultura social no século XX: o feminismo em debate
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: O contexto social no Ocidente no pós-Segunda Guerra Mundial. Análise sobre as reflexões que a obra "O Segundo Sexo", da autora francesa Simone de Beauvoir, suscitou sobre as concepções o "ser" feminino da década de 1940. A constituição do movimento feminista: premissas e concepções. Reflexões sobre a contracultura e as vertentes do feminismo, particularmente no Brasil, dos anos 1960 e 1970. As representações do papel da mulher nos livros didáticos.
Desenvolvimento, Diversidade e Políticas Públicas
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Formação do povo brasileiro e suas matrizes. Conceito de Desenvolvimento: natureza psicossocial, suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e econômicas. O meio ambiente como instrumento coercitivo na construção da identidade. Globalização, diversidade e cidadania. Direitos humanos e democracia. A construção das Políticas Públicas e da Governança.
Educação e orientação sexual nas escolas
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Educação e orientação sexual: dimensão conceitual. A questão do gênero e sexualidade no espaço escolar, entendendo a escola como um espaço capaz de transformar a sociedade. A luta pela equidade de gênero evidenciando: a importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero – LGBTTI e as relações de gênero no cotidiano escolar. A superação da (in)visibilidade) na escola e a construção do espaço de equidade de gênero; gênero no currículo escolar. Equívocos e armadilhas.
Educação e Homofobia
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Educação e Homofobia: dimensão conceitual. Homofobia: limites, tensões e entrecruzamentos de um conceito. O preconceito, discriminação e violência engendradas pelo heterossexismo. Direitos humanos, declaração dos direitos sexuais e antidiscriminação. A teoria queer e a educação para diversidade sexual. A politica educacional de inclusão da diversidade sexual. Avanços e retrocessos
Tópicos Especiais em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Estudar algumas questões históricas que legitimaram a escrita e a visão do continente africano como uno, desconsiderando as especificidades culturais, sociais, políticas e econômicas próprias das sociedades africanas. Discutir como historicamente os discursos religioso e cientifico justificaram, legitimaram e implementaram políticas racialistas e práticas eugênicas discriminatórias. Oferecer subsídios para a análise de material didático que contribua com a prática docente no intuito de identificar possíveis preconceitos e estereótipos presentes nos materiais destinados ao ensino público.
Alteridade e Identidade
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Discussão teórica a respeito da identidade e da alteridade. Identidades espaciais, sociais e culturais e a construção de novos sujeitos. Identidade e preconceito de lugar/região. Nação, sujeitos e o deslocamento das identidades nacionais. O tempo e o espaço da identidade/alteridade. A crítica ao etnocentrismo e o relativismo cultural. Identidade e diferença. O descentramento dos sujeitos e as figurações do outro.
Tópicos Especiais em História(s) e Cultura(s) dos Povos Indígenas em Rondônia
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Compreender a dinâmica existente em Rondônia, no que tange aos povos indígenas e entender as distintas historicidades que intercruzam-se neste território. Promover discussões que abarquem os contatos interétnicos ocorridos ao longo das décadas de contato, os processos de territorialidades, desterritorialidades e reterritorializações. Problematizar o conceito de emergência étnica, a existência de grupos isolados em Rondônia, e por fim, as riquezas ambientais no interior de territórios indígenas. A ideia é abarcar os conteúdos programáticos citados, almejando a construção de novas reflexões e aprendizados no que concerne aos povos indígenas de Rondônia, a partir do pressuposto de que eles envolvem dinâmicas e especificidades de diferentes grupos que compõem o quadro de etnias do estado, levando em consideração elementos históricos e culturais para a compreensão.
Cultura, Identidade, Representação
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Conceito de cultura. Cultura e identidade no Ocidente. Representação, diversidade e dominação. Condição de ambiguidade e ambivalência entre Modernidade e pós-modernidade. Ética, moral e Estado. Experiência histórica, experiência subjetiva e consciência histórica como orientação do agir humano. Psicofísica, psicológico, psique, hermenêutica filosófica.
Metodologia Científica
CARGA HORÁRIA: 30 h/a
EMENTA: Traços fundamentais para elaboração de projetos. Dimensão estética, formal e criadora de projetos de pesquisa e pedagógicos. Normatização, técnicas e procedimentos para trabalhos acadêmicos. Teoria da Interpretação, escrita e argumentação. Estética da recepção, série dos leitores. O projeto, a pesquisa e a escrita.
Trabalho Final/TCC (Monografia)